As varizes podem apresentar risco à saúde?

//

As varizes, veias dilatadas de aspecto tortuoso e cor azulada, muitas vezes apresentam apenas um problema estético. Nesses casos, mesmo com grande quantidade de varizes e vasinhos, não há maiores preocupações. Isso porque o indivíduo não costuma sentir dor, ardência ou queimação nos membros inferiores. Mesmo com uma aparência desagradável, a ausência desses sintomas faz com que essas varizes não sejam perigosas na maioria das vezes.

No entanto, varizes minúsculas e praticamente invisíveis podem causar grande desconforto, que só melhora em repouso. As varizes são causadas pela falha das válvulas responsáveis por bombear o sangue das pernas de volta para o coração. Quando essas válvulas param de funcionar, o sangue acumula nas veias causando a dilatação delas, formando as famosas varizes.

 

Por que as válvulas das veias param de funcionar?

Muitos fatores podem influenciar o funcionamento dessas veias. Além da predisposição genética, a gravidez, a idade, obesidade e o uso de pílulas anticoncepcionais podem prejudicar as válvulas.

Hábitos como ficar muito em pé, uma alimentação rica em gordura e sal e fumar também podem ser decisivos para o aparecimento das varizes.

O problema atinge cerca de 40% da população brasileira, sendo encontrada em 45% das mulheres e em 30% dos homens. As varizes têm grande ligação com a genética e com os hormônios.

Para as mulheres que fazem uso de pílula anticoncepcional, a atenção deve ser redobrada. Pacientes que fazem uso dos contraceptivos orais por longos períodos têm grandes chances de desenvolverem varizes no futuro.

 

As varizes podem apresentar risco à saúde?

Mesmo atingindo uma grande parcela da sociedade, muitos não sofrem maiores problemas de saúde por conta das varizes. Mas quando essas veias dilatadas deixam de ser apenas um problema estético e passam a ser um risco à saúde?

Quando as veias apresentam um aspecto muito inchado e os sintomas passam a atrapalhar a vida do paciente. Nesse ponto, é preciso começar a ter mais atenção.

Independentemente da estética, o tratamento deve começar o quanto antes, pois as varizes podem, sim, levar a quadros complicados.

Um dos primeiros sintomas é a sensação de cansaço nas pernas. Muitos pacientes queixam de sentirem as pernas pesadas, o que prejudica muito no dia-a-dia. Em alguns casos, podem aparecer edemas e eczemas, deixando a pele avermelhada, escamosa e coçando.

 

Quando devo operar as varizes?

A cirurgia de varizes fecha os pontos de refluxo do sangue e retira as veias superficiais que estão dilatadas. O procedimento costuma ser indicado em três casos:

1- Para resolver o problema estético e como forma de prevenção

2- Para corrigir os sintomas quando as veias estão muito dilatadas

3- Em casos de urgência, quando o paciente apresenta riscos de embolia pulmonar por inflamação da safena

No entanto, a cirurgia não é indicada para todos os pacientes. Se os benefícios não forem muito grandes, o ideal é usar meias elásticas para contornar o problema.

Outros tratamentos para as varizes

A escolha do tratamento para as varizes depende do estágio da doença. A cirurgia, por exemplo, é indicada para pacientes com varizes com mais de 4 milímetros de diâmetro.

É possível prevenir varizes?

Sim! Caso você ainda não tenha desenvolvido os sintomas, mas tenha algum fator de risco, como o uso de anticoncepcionais ou herança genética, é possível começar a prevenir que as varizes apareçam.

O mais indicado é exercitar as pernas com exercícios físicos, como caminhadas diárias de pelo menos meia hora. As meias elásticas também podem ser usadas de acordo com indicação médica.

Os vasinhos podem ser tratados?

Vasinhos e varizes não são a mesma coisa. Os vasinhos (telangiectasias) estão presentes em oito a cada dez mulheres. Eles são finos, superficiais e podem ser eliminados com escleroterapia.

O tratamento é feito a partir da injeção de glicose nas pernas. Essa substância oblitera os vasinhos e faz com que eles desapareçam.

Esse tratamento, no entanto, funciona apenas para os microvasinhos e não costumam ser eficazes para veias maiores. Para entender melhor o tratamento ideal para o seu caso, procure um especialista da área e esclareça suas dúvidas.

Voltar