6 maneiras de prevenir as varizes

//

As varizes são veias dilatadas e deformadas que surgem ao longo das pernas e nos pés. Para alguns pacientes, as varizes apresentam apenas uma preocupação estética, mas outros sofrem com dores e desconfortos devido ao problema.

As veias das pernas possuem válvulas responsáveis por evitar o refluxo do sangue para os pés após a irrigação dos membros inferiores. Quando essas válvulas não funcionam, o sangue fica acumulado, causando o inchaço e um grande desconforto. Assim, as veias ficam dilatadas e o inchaço das varizes passa a ser facilmente percebido.

O que causa as varizes?

Primeiramente, as mulheres são mais propensas que os homens a terem varizes. No geral, mais de 25% das mulheres possuem varizes, enquanto apenas 15% dos homens apresentam essa condição. Isso acontece porque o hormônio feminino estrogênio é um fator importante na dilatação das veias e no aparecimento das varizes.

Além deste, alguns outros fatores de risco são:

  • Idade: embora comuns até mesmo em adolescentes, as varizes ficam mais comuns a partir dos 30 anos
  • Histórico familiar
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Gravidez
  • Sedentarismo
  • Traumas nas pernas
  • Ficar em pé por longos períodos
  • Pílulas anticoncepcionais

 

Como prevenir as varizes

Mesmo que você possua um ou mais fatores de risco, existem alguns métodos para prevenir as varizes de aparecerem ou aumentarem.

Muitas pessoas só se lembram de procurar um angiologista depois que elas começam a dar os primeiros sinais. No entanto, é possível prevenir a condição antes do seu aparecimento.

 

1- Cuide do seu peso

O sobrepeso pode trazer várias complicações de saúde, inclusive o surgimento de varizes. Isso porque os quilos a mais sobrecarregam as pernas, dificultando o retorno do sangue ao coração.

Além disso, o acúmulo de gordura no abdome também dificulta a circulação sanguínea, pois o sangue precisa passar pela região abdominal para alcançar o coração. Quando há muita gordura nessa área do corpo, a pressão sobre as veias se torna ainda maior. Isso faz com que seja mais difícil para o sangue fluir. Assim, o sangue acumula na perna e faz com que as varizes comecem a aparecer.

2- Evite fumar

Que o cigarro faz mal à saúde, todos já sabem. Além de todos os problemas que o tabagismo traz para a sua saúde, ele ainda pode favorecer o surgimento das varizes.

Algumas das substâncias que compõem o cigarro têm o potencial para aumentar a viscosidade do sangue, ou seja, deixam o sangue mais grosso. Quanto mais espesso o sangue, mais difícil é seu bombeamento de volta ao coração.

Em caso de pacientes de pressão alta, o problema é ainda maior. Os dois fatores combinados podem facilitar o aparecimento da Insuficiência Venosa dos Membros Inferiores. Essa condição faz com que o sangue passe a ter dificuldade para retornar ao coração e passe a se acumular nas pernas.

3- Cuidado com as pílulas anticoncepcionais

Alguns anticoncepcionais possuem altas concentrações de estrógeno e progesterona. Esses hormônios dilatam as veias e acabam enfraquecendo as paredes dos vasos sanguíneos.

As veias mais frágeis são mais propensas à formação de varizes, já que a diminuição na resistência dos vasos facilita sua dilatação e o acúmulo de sangue dentro destas, dificultando o retorno para o coração.

As pacientes que possuem casos de varizes na família devem ficar ainda mais atentas. Caso o anticoncepcional seja indispensável, é fundamental ter o cuidado de evitar os outros fatores de risco.

4- Tenha bons hábitos alimentares

A dieta influencia muito na formação de varizes. Os alimentos ricos em gordura, sal e açúcar causam inflamações e podem levar ao enfraquecimento da parede dos vasos. Enquanto isso, aqueles que são ricos em fibras e vitamina C podem ter o efeito oposto.

Dietas pobres em fibras favorecem o surgimento das varizes, e o exagero de sal eleva a pressão arterial e dificulta a circulação.

5- Eleve as pernas

Depois de horas trabalhando sentadas, muitas pessoas tem o hábito de colocar os pés para cima. Esse hábito, além de relaxante, é bastante benéfico para seus vasos sanguíneos.

O ideal, na verdade, é que essa rotina se repita mais de uma vez por dia. A dica é elevar as pernas deixando-as acima do nível do coração por pelo menos 15 minutos.

Esse simples hábito pode ajudar muito a reduzir as varizes, já que a posição reduz a pressão nas pernas e favorece a circulação.

6- Pratique exercícios físicos

A imobilidade é um dos principais fatores para a estase e o acúmulo de sangue nas pernas. Os exercícios fazem com que os músculos das veias bombeiem o sangue de volta ao coração, diminuindo a pressão sobre as veias e evitando sua dilatação. Além disso, o uso de meias elásticas, quando indicado, inclusive durante exercícios, ajuda a esvaziar as veias das pernas e diminuir a pressão.

Voltar