10 Mitos sobre vasinhos e varizes

//

Você provavelmente já ouviu mitos sobre vasinhos e varizes e ficou na dúvida se eram verdade ou não. Muito se fala sobre esse assunto, mas grande parte do que é falado não tem embasamento científico.

O que são as varizes?

As varizes são veias dilatadas e tortuosas (deformadas) que surgem ao longo das pernas e podem causar principalmente dor e inchaço. Com uma coloração púrpuro-azulada, elas são comuns em pessoas que precisam ficar de pé por longos períodos.

As veias das pernas são responsáveis por reconduzirem o sangue ao coração depois de irrigar os membros inferiores. Elas possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade.

Quando essas válvulas não funcionam com eficiência, o sangue se acumula nas veias, provocando deformações, inchaços e causando sensibilidade nas pernas. Em mulheres, os sintomas tendem a piorar durante a menstruação e a gravidez, principalmente.

10 mitos sobre varizes e vasinho que contam por aí:


1- Somente mulheres tem varizes

Apesar de serem mais comuns em mulheres, as varizes também podem aparecer nos homens. Elas apresentam riscos à saúde em qualquer um dos casos, e devem ser tratadas sempre que presentes.

2- Vasinhos e varizes são a mesma coisa

Muitas pessoas colocam os dois problemas como um só, mas não são exatamente a mesma coisa. Tanto os vasinhos quanto as varizes são causadas pelo aumento da pressão pela gravidade, mas os vasinhos aparecem como raminhos de veias azuis ou vermelhas logo abaixo da superfície da pele. Já as varizes afetam veias maiores, mas abaixo da pele e aparecem inchadas.

3- Varizes não sofrem influência da genética

As varizes sofrem sim influência da genética. O que se sabe  é que se os pais possuem varizes, é muito provável que a filha também desenvolva o problema.

4- Massagem pode tratar as varizes

As massagens podem aliviar o desconforto e o inchaço, mas elas não tratam as varizes. Mesmo depois de várias sessões de massagem, as varizes continuarão lá.

5- Medicamentos curam varizes

Assim como massagens alguns medicamentos de uso oral podem aliviar o desconforto e inchaço causado pelas varizes, mas o tratamento definitivo só se alcança com a exclusão dessas veias doentes e isso pode ser feito com as aplicações ou cirurgia.

6- Vasinhos podem virar varizes

Os vasinhos são condições diferentes das varizes. Os vasinhos são nos capilares superficiais, enquanto as varizes aparecem nas veias um pouco mais profundas. Um paciente pode ter ambos os problemas, mas um não é evolução do outro.

7- Exercícios físicos causam varizes

Muitos perguntam aos médicos se o impacto desses exercícios físicos pode causar varizes. Os aeróbicos, como nadar, correr, caminhar e pedalar são muito indicados para movimentar o corpo e fugir do sedentarismo, que é um dos principais vilões para o surgimento das varizes.

Subir escadas, ao contrário do que muito se fala por aí, é uma excelente maneira de exercitar o retorno venoso e prevenir o problema.

8- Depilação causa varizes

A depilação não causa varizes, mas suspeita-se pode ocasionar a aparição de vasinhos nas pernas. No entanto, esse aparecimento acontece apenas durante o primeiro ano.

9- Somente idosos possuem varizes

Embora seja mais comum após os 35 anos, as varizes podem aparecer em qualquer idade, assim como os vasinhos.

10- Mesmo depois do tratamento, as varizes voltam a aparecer

Depois da remoção cirúrgica das veias afetadas, as varizes não voltam nesses locais. No entanto, elas ainda podem aparecer em outras veias da região. Por isso, é recomendado sempre fazer exercícios físicos para estimular a circulação do sangue e tomar todos os cuidados orientados pelo seu médico.

Agora que você já conhece 10 mitos sobre vasinho e varizes, procure a Adomni para entender melhor o seu caso e encontrar o melhor tratamento para você.

Voltar